QUAIS ASPECTOS PRECISAM SER OBSERVADOS PELO PROFESSOR, COM O OBJETIVO DE MELHOR AVALIAR O ALUNO DE EAD?

terça-feira, 30 de outubro de 2007

AMBIENTE DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA



Na aprendizagem colaborativa os aprendizes são estimulados a trabalharem juntos em tarefas de aprendizagem. A colaboração envolve interesse mútuo e um esforço coordenado na busca de solução para uma determinada problemática.
Esses ambientes podem ser comparados àqueles momentos de “troca” e discussão que ocorrem nas salas de aula do ensino presencial.
Na aprendizagem colaborativa, não há hierarquização das participações. Todos são incentivados à contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma o professor torna-se um incentivador e os alunos sujeitos aprendizes através do diálogo e da colaboração.

2 comentários:

Marcio Ferreira - ICP disse...

Lúcia Glória

Lúcia, você vai direto ao ponto: Avaliar pra quê? E manda a resposta por meio do link para o vídeo. Vêem como nada é por acaso e tudo tem o poder de se encaixar na educação mediada por TICs? Fala um pouco sobre aprendizagem colaborativa. Estou certo de que nos próximos dias seu blog crescerá com o incremento de novas discussões e contribuições.

Anônimo disse...

Lúcia Glória,
Quando trabalho com outro colega na elaboração de uma atividade de ensino, sinto que cresce a responsabilidade, pois eu dependo e dependem de mim para atingir um objetivo. Nem sempre há a interação com o outro, mesmo que isso seja crucial,mas quando isso ocorre é muito bom.
Abs,
Cirlane - mestranda Unopar